Como a Terapia Floral pode Ajudar a Viver Melhor em Tempos de Ansiedade

 

Em tempos de ansiedade generalizada, como a terapia floral pode te ajudar a viver melhor.

 

O que são florais?

 

Os florais referem-se a essências ou extratos líquidos obtidos de flores, geralmente utilizados para fins terapêuticos ou emocionais. Um exemplo conhecido são os Florais de Bach, desenvolvidos por Edward Bach na década de 1930. Esses florais são preparados a partir de flores selvagens e destinam-se a equilibrar estados emocionais, promovendo o bem-estar mental e emocional.

Dr Bach é o grande fundador deste tratamento, mas a história dele não começou com a plantas.

Edward Bach (1886–1936) foi um médico britânico conhecido por desenvolver a terapia floral que leva seu nome: os florais de Bach. Ele nasceu em Moseley, Inglaterra, e estudou medicina na University College Hospital, em Londres. Bach trabalhou como médico de clínica geral, imunologista e bacteriologista.

Ao longo de sua carreira, Bach tornou-se desencantado com os métodos de tratamento convencionais e se voltou para abordagens mais holísticas. Ele acreditava que as causas emocionais e mentais eram fundamentais para a saúde e que tratar as emoções negativas poderia prevenir doenças físicas.

Na década de 1930, Bach descobriu 38 essências florais, cada uma associada a diferentes estados emocionais. Ele acreditava que essas essências, feitas a partir de flores selvagens, podiam equilibrar as emoções e promover o bem-estar.

 

Filosofia por trás dos florais

 

A filosofia da terapia floral, especialmente nos florais de Bach, baseia-se na crença de que o equilíbrio emocional é essencial para a saúde geral.

A terapia floral destaca a individualidade de cada pessoa e busca tratar a pessoa como um todo, abordando seus aspectos emocionais, mentais e espirituais. A ideia é que o uso das essências florais ajude a restaurar o equilíbrio emocional, promovendo a harmonia e, consequentemente, contribuindo para a saúde física e mental.

Um dos grandes diferenciais do tratamento com essa abordagem é o foco no indivíduo e na sua personalidade e não na doença ou sintoma específico. Trata-se a pessoa não a doença.

“Não é a doença que importa. E o paciente, o modo como ele é afetado, é o nosso verdadeiro guia para a cura.” Edward Bach.

Mesmo sendo um tratamento que visa a pessoa e não o sintoma existem alguns exemplos comuns que a terapia floral pode ajudar significativamente, como: ansiedade, depressão, insônia, traumas, fobias, medos, choques emocionais, relacionamentos, autoconfiança, crises e síndrome do pânico.

Os florais são classificados por grupos de acordo com determinadas características presentes nas flores e que vão naturalmente se assemelhar aos indivíduos que os florais serão destinados.

 

Grupos:

  1. Aqueles que tem medo.
  2. Para os que sofrem de insegurança.
  3. Para quem falta interesse no presente.
  4. Aqueles que sofrem de solidão.
  5. Para hipersensíveis a influências e opiniões.
  6. Para quem sofre desalento e desespero.
  7. Aqueles que tem preocupação excessiva com os outros.

 

Segundo Dr Bach, nosso Eu Superior nos envia informações sobre nosso trabalho e missão, quando existe um erro de interpretação do Ego ocorrem as doenças. As essências florais irão agir justamente no realinhamento entre nossa verdade interior e manifestação disso em nossa vida.

Deixar brotar nosso potencial genuíno para vencer os desafios. Se conhecer verdadeiramente e agir de acordo com a verdade de nosso ser. A doença é um conflito da alma/mente e irá se refletir no   corpo. “A vida no plano terrestre é apenas um momento no curso da nossa evolução.”

 

Estudos clínicos

 

Em um estudo de 2007 com 384 voluntários. Destes, 46% sentiram que o tratamento aliviou a dor; em 49% o resultado físico era desconhecido. Cerca de 88% de todos os indivíduos relataram uma melhoria na sua perspectiva emocional.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17631260/

 

Em outro estudo de 2021, randomizado, os sintomas de ansiedade, compulsão alimentar e FCR dos indivíduos tratados com terapia floral diminuíram e seus padrões de sono melhoraram quando comparados com aqueles tratados com placebo.

https://www.liebertpub.com/doi/10.1089/acm.2020.0305

 

 

Como utilizar florais de bach?

 

A orientação de uso dos florais de Bach geralmente envolve algumas diretrizes básicas:

 

  1. Identifique as emoções ou situações específicas que deseja abordar. As 38 essências florais de Bach são associadas a diferentes estados emocionais.

 

  1. Combinação de Essências: Pode-se criar uma mistura personalizada combinando várias essências, dependendo das emoções ou desafios que você está enfrentando. Muitas pessoas usam até seis ou sete essências simultaneamente.

 

  1. Dosagem: As dosagens padrão para as essências florais de Bach são geralmente algumas gotas diretamente sob a língua ou diluídas em água, quatro vezes ao dia. O importante é ser consistente na administração.

 

  1. Uso Regular: O uso regular é frequentemente recomendado para obter melhores resultados ao longo do tempo. Algumas pessoas notam mudanças imediatas, enquanto outras podem levar mais tempo para perceber os efeitos.

 

  1. Avaliação Contínua: Reavalie suas escolhas periodicamente, ajustando as essências conforme necessário com base na evolução das emoções e circunstâncias.

 

  1. Consulta Profissional: Embora as essências florais sejam geralmente seguras, é aconselhável consultar um profissional qualificado em terapia floral para orientação personalizada, especialmente em casos mais complexos.

 

Segurança e efeitos colaterais:

 Os florais de Bach e outras essências florais são considerados seguros quando usados conforme as orientações. Eles não têm efeitos colaterais significativos conhecidos e não interferem com medicamentos tradicionais. Podem ser utilizados por crianças, gestantes e lactantes. *Consulta Profissional:* Se você estiver incerto sobre quais essências florais usar ou como usá-las, consultar um profissional qualificado em terapia floral pode fornecer orientações específicas para suas necessidades.

 

Considerações finais

 

Dr. Edward Bach deixou um legado sem precedentes para a medicina do futuro, neste momento em que estamos completamente reféns da vida moderna e dependentes de medicamentos químicos que muitas vezes não resolvem nossos problemas e sim agravam ainda mais, seu trabalho vem como alento na escuridão.

Curar a nós mesmos de forma simples, segura e barata. Com a própria natureza como nossa coadjuvante no processo de cura. Sim, é possível buscar entender a raiz mais profunda de um sintoma, é possível se conhecer mais e entender as escolhas de nossa alma.

Conectar com nossa verdade em essência é um caminho para uma vida mais leve. Mesmo quando o sintoma já se tornou grave, mesmo quando estamos sem esperança, recorrer a algo tão bonito, como as essências florais, para tornar nosso jugo suave. Cuidar da nossa morada, o corpo, de forma amorosa e com muito respeito é cura. Cuide-se mais e colha os resultados diariamente.

 

“O caminho pelos Florais de Bach é um dos caminhos de Autoconhecimento, do consciente ganhar a Luz da Consciência. Nós desenvolvemos o consciente por meio do desenvolvimento da personalidade, de todo nosso aprendizado intelectual e mental. A Consciência é Luz e ela vem da nossa Essência, do nosso Eu Superior, do Espiritual. No processo de Autoconhecimento, a Consciência ilumina a mente consciente para realizar seu processo de aprendizado. Ela ensinará o nosso eu a Viver a Vida e não somente entender a vida. Um caminho de Autoconhecimento para entendermos o sofrimento da nossa Alma, transformando-o em aprendizado, vivendo com Consciência e cumprindo seu papel.” Livro Cura-te a Ti mesmo.

 

————————————————————————————–

Sua cura é possível! Transforme sua vida.

Cura e equilíbrio te esperam. Vamos conversar? Fale comigo no WhatsApp clique aqui

 

 

Leia também:

Gostou do conteúdo? Divulgue nas redes sociais

Sinta a cura da alma. Transforme sua vida!

Cura e equilíbrio te esperam. Vamos conversar?

Abrir bate-papo
Olá! Vamos conversar?